Conceito dos Serviços BPO

Principais pontos de Atenção do mercado

  • As operadoras e clientes de qualquer porte estão encontrando sérios problemas na cadeia produtiva para comercializar e operar seus projetos usando a tecnologia SD WAN que, embora permita a utilização de múltiplos circuitos de Banda Larga, sob qualquer tecnologia, não tem níveis de SLA compatíveis e alinhados com as expectativas dos clientes finais, tanto no “Delivery” quanto na operação normal.
  • Alguns dos principais projetos utilizando SD WAN, são demandados por redes de varejo e agencias bancárias. A realidade Brasil, NÃO permite a automação total do processo (consulta, contratação, implantação, pagamento e gerenciamento), uma vez que grande parte da complexidade está no agendamento simultâneo e sincronizado de até 5 fornecedores diferentes por ponto atendido.
  • Demanda de Mercado

    • As empresas que comercializam serviços com tecnologia SD WAN, solicitam propostas da DFH, visando apoiar e operar a construção de todos os processos de:

      - Gestão operacional

      - Gestão técnica

      - Gestão administrativa para suporte aos serviços SD WAN

    • A DFH não atende o mercado final (corporativo) com soluções SD WAN, operamos sob qualquer plataforma e trabalhamos para as OPERADORAS, seja realizando o BPO e tornando eficiente uma operação com esse número de variáveis, seja como “broker”, apoiando na compra e venda de links banda larga gerenciados, utilizando uma base de conhecimento de 5 anos
    • Nosso Portal já implantado para uso em serviços, controle de documentação, gestão completa dos contratos e da cobrança, permite a Implementação imediata de todos os procedimentos para operação SD WAN (independente da tecnologia definida pelo CLIENTE)

    Conceito dos Serviços BROKER

    Caracteristicas da prestação de serviço

  • Fornecedor de links para a operadora (mais de 1.500 ISPs cadastrados e com relacionamento comercial). Não se trata simplesmente de uma base de dados
  • Atende majoritariamente o mercado de operadoras e provedores
  • É um grande facilitador no processo de “Delivery”, gerência e faturamento
  • Possui base de conhecimento, com Portal completo e relacionamento em todas as regiões atendidas pelos principais provedores Nacionais
  • Não realiza atendimentos em campo
  • Se relaciona com todos tipo de ISP no Brasil, considera-se a forma dessa contratação, um insumo básico para a prestação de serviços
  • Não é simples revenda, agrega-se gerenciamento reativo de rede, serviços do Portal e gestão financeira (Governança Financeira)
  • Fatores Críticos – Em Processos Financeiros que conduzem á utilização de um BROKER

    - Alto volume de provedores para projetos de grande porte e de notas fiscais/boletos com baixos valores

    - Variabilidade no tipo de notas emitidas pelos provedores

  • Notas da prefeitura / Notas modelo 22 / Notas separadas entre telecom, serviços e aluguel de equipamentos
  • - Inconstância na emissão de boletos e notas (muitas vezes não são emitidos)

    - Diversos métodos de disponibilização de notas e boletos

  • Email / Retirada no site / Carnês de boleto / Aplicativos
  • Variabilidade nos prazos de pagamento, de 5 a 30 dias
  • Risco de cortes no serviço por falta de pagamento, por serem serviço de baixo valor, os provedores cortam após 15 dias
  • Falhas na baixa dos pagamentos por parte do provedor, implicando em bloqueios e necessitando de agilidade para comprovar pagamento
  • Falta de flexibilidade de negociação para ajuste de prazos e religação de circuito
  • Normalmente empresas com ERPs estruturados, o processo de pagamento de notas implica em excesso de esforço para tratamento de muitos boletos
  • Provedores não se adaptam aos prazos de pagamentos
  • Fatores Críticos – Em Processos Operacionais que conduzem á utilização de um BROKER

  • Gestão intensiva da instalação, testes e aceite do link
  • Abertura de chamados na mais variadas plataformas (NOC Nivel 1)
  • Relacionamento com pequenos fornecedores para atendimento emergencial
  • Interceptação por email em qualquer ferramenta que o cliente desejar (não há necessidade do provedor adaptar-se a abertura do ticket nas mais diversas plataformas de operadoras, esse fator é diferencial de peso, porque a grande maioria dos pequenos e médios não aceitam sistemas de terceiros para abertura de ticket)
  • Informações sobre tecnologia, equipamentos, velocidades e características da rede (IP fixo, Dinâmico, IPv6, latência, etc)
  • Estatísticas de SLA para tomada de decisão de substituição do Provedor (quando possível)
  • O SLA padrão é de 48 horas NBD, somente com relacionamento estabelecido com nosso NOC e interação com o Portal, conseguimos mitigar esse tempo
  • Atuação para projetos com instalações especiais e testes de qualidade junto aos provedores
  • RESUMO - OPERAÇÃO DFH

  • Interface com o Pré vendas do Cliente - recebe listas (projeto de automatizar recebimento com o robô)
  • hRecebe as listas para cotação e viabilidade - critérios definidos em 4 conjuntos - (Endereço abordado, com Provedores disponíveis, Não está na base do portal até 30.000 abitantes e Sem viabilidade automática (pesquisa manual)
  • Há projetos em que são necessárias consultas telefônicas - localidades remotas que não estão no Portal (fora da base)
  • O ciclo de vendas de um projeto SD WAN pode demorar 9 meses, portanto a viabilidade pode ficar prejudicada e é necessário validar a base na hora do fechamento
  • Checagem da documentação do provedor do link
  • Cliente venceu a concorrência e autoriza a contratação dos links em seu nome
  • Ultima lista de preços x viabilidade é a base de contratação, que muitas vezes precisa ser revalidada no momento das contratações de link
  • Agendamento das instalações no endereço
  • Recebimento das NFs e verificação do “compliance” das Notas fiscais
  • Operação internalizada no cliente Hughes e potencial para internalizar nos demais
  • Ominichannel utilizado - melhorias desenhadas para aumentar a abordagem e projetos no cliente
  • Potencial de crescimento em produtos e serviços
  • Gestão dos links remotamente
  • Interceptação de emails e gestão integrada